História da Fundação

Ao segundo ano deste novo milénio, Marilia Duarte, hoje Presidente e fundadora d'Os Xanecos, começou a alimentar alguns gatos de rua, que se abrigavam numa vivenda desabitada muito perto de sua casa, na nossa cidade de Alverca. Não imaginando a dimensão do numero de gatos e cães que se encontravam na rua. Em criança sempre viveu no campo, e tinha uma gata preta e branca, que sempre que chegava o momento de ter os filhos ia ao seu encontro, mas naquele tempo era difícil ficar com todos. 
Mais tarde, a Marília mudou de casa, e a gatinha também foi para a nova casa, mas um dia deu com ela morta por envenenamento, o pior foi a própria saber quem o tinha feito e não poder fazer nada. Durante muito tempo não teve mais gatos, mas quando se mudou para a casa junto à vivenda e teve contacto com aqueles animais, não conseguiu resistir, as saudades da sua gata foram suficientes para começar esta viagem sem retorno. Juntamente com uma amiga, começou a tratar de uma colónia que ia aumentando cada vez mais, começou então a resgatar ninhadas e a colocar os pequenos para adopção, ficando sempre com o ultimo. Aos poucos foi percebendo com a ajuda de uma veterinária em estágio, que ia dando apoio aos bebés, como tratar das corizas. Começou também a administrar pílulas ás gatas com o objectivo de controlar a população das colónias, e o objectivo foi conseguido, embora os gatos aos poucos tenham desaparecido, muito pela pouca vontade dos vizinhos em tê-los ali. 
Com um forte compromisso, a Marília alimentava vários gatos que se mantinham perto de sua casa, todos os dias, quer fizesse sol ou chuva. As doenças, mortes e as saudades causavam um grande sofrimento, e mais tarde também a morte da sua amiga que sempre a acompanhou. Juntou-se a um grupo de amigos dos animais e dava apoio no terreno, e foi surgindo a vontade e a confiança de que podia organizar um próprio grupo de voluntários, fundando desta forma a Associação - Os Xanecos - U.A.A.D.A. União de Amigos dos Animais Desprotegidos de Alverca, a 13 de Outubro de 2009.

Porquê "Os Xanecos"?

Porque a Marília chamava xanecos a todos os seus protegidos e a um em especial, que a marcou bastante, ele colocava-se todos os dias à porta do seu prédio à sua espera, era um gato lindo como todos são. Acabou por ser atacado por dois cães, mas sobreviveu embora se tenha mantido ausente durante muito tempo, o que a levou a pensar que tinha morrido. A Marília acabou por voltar a encontrá-lo noutra colónia, que na altura também alimentava. O animal estava doente e a filha da amiga que sempre a ajudou ficou com ele, o Xaneco foi castrado e a partir dai foi piorando, acabando por morrer. O maior consolo foi que pelo menos teve três meses com um tecto, comida e muito carinho.